Mitos e verdades sobre a Vacina da Gripe

Com a chegada das estações frias, inicia a temporada de vacinação contra a gripe.
Enquanto alguns tomam da infância até a terceira idade, outros não tomaram nem uma única dose – a vacina contra a gripe divide opiniões sobre sua eficácia e sobre seus reais benefícios à saúde. Para acabar com as dúvidas sobre o assunto, descubra o que é mito e o que é verdade a respeito da vacinação de combate à gripe:

A vacina causa gripe?

MITO. Muitas pessoas deixam de tomar a vacina por acreditarem que ficarão gripadas após a aplicação e preferem evitar o incômodo. A vacina não dá gripe – o que pode eventualmente acontecer é a aparição de alguns sintomas, por um curto período. Isso porque a vacina é composta pelo próprio vírus da gripe (enfraquecido, a ponto de não conseguir manifestar a doença), para que o corpo tenha contato com o DNA viral e possa criar imunidade contra aquela ameaça. Outra questão a se considerar é que a vacina leva cerca de 2 semanas para surtir efeito – algumas pessoas ficam gripadas durante este período e atribuem a doença à vacina, mas trata-se apenas de uma eventualidade.


Mulheres grávidas ou que amamentam não podem se vacinar?

MITO. Ao contrário do que muitos pensam, a vacina não desperta qualquer complicação na amamentação ou na gravidez (independente de qual seja a idade gestacional) – inclusive, as grávidas e puérperas são parte do público-alvo principal das campanhas de vacinação. Entretanto, é necessário ressaltar que mulheres integrantes dessas categorias só podem tomar a vacina mediante autorização de seu obstetra, que acompanha as singularidades do organismo de cada mulher.

Preciso tomar a vacina anualmente?

VERDADE. Diferentemente de outras vacinas que oferecem proteção vitalícia, a vacina contra a gripe provoca imunidade por um determinado período – logo, a complementação da dose se faz necessária para desfrutar de proteção integral. Isso porque o vírus da gripe passa por mutações constantemente, exigindo que as vacinas sejam atualizadas para se adequar às novas características virais adquiridas. Ano após ano, a Organização Mundial da Saúde realiza uma previsão (com base em amostras de pacientes de todo o mundo) de quais tipos de vírus da gripe estarão mais presentes em cada hemisfério, para distribuir os tipos de vacinas de forma condizente com as amostras das estatísticas.



Bebê prematuro não pode tomar vacina?

MITO. Naturalmente, os pais temem vacinar seus bebês prematuros por reconhecerem a fragilidade de seus organismos ainda em formação. Mas é justamente por esse motivo que a vacina se faz tão importante: os prematuros são considerados um grupo de altíssimo risco para infecções. Recomenda-se que a vacina seja aplicada ainda no hospital, com dosagem adequada para as condições do bebê.

A vacina é recomendada para todas as idades?

VERDADE. A vacina é recomendada dos 6 meses de vida em diante. Não existe idade “máxima” para tomar a vacina (inclusive, é altamente indicada em todos os estágios da terceira idade), e recomenda-se que a primeira dose seja tomada o mais cedo possível – assim que a criança complete os 6 meses de idade, para suprir a vulnerabilidade ocasionada pelo seu sistema imunológico ainda em amadurecimento.

Todos podem tomar a vacina?

MITO. A vacina é indicada para a esmagadora maioria da população com mais de 6 meses de idade, exceto para um caso especial: alérgicos a ovo – isso porque no processamento dos vírus para se elaborar a vacina, existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos, podendo ocasionalmente levar uma amostra da proteína dos ovos para a vacina.

Só devo tomar a vacina em casos de epidemia?

MITO. A vacina deve ser tomada todos os anos, justamente para evitar que uma epidemia se instale entre a população. Além disso, a gripe por si só é uma doença que deixa o indivíduo suscetível a complicações mais sérias, e que podem ser evitadas investindo na criação de imunidade prévia.

A Biolab possui as vacinas Trivalente (a partir de 6 meses de idade) e quadrivalente (a partir de 3 anos de idade) e está a sua disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre a aplicação. Ligue 3019-4360 ou vá até nossa clínica na rua Gustavo Maciel 16-40.

Fonte: https://www.agemed.com.br/agenews/mitos-e-verdades-sobre-vacinacao-contra-gripe/


Facebook

Twitter

Exame Online

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades.

Responsáveis Técnicos:
Dr. Emerson Aparecido Sobrinho - CRBM 5163
Dr. Erika Michele Moral - CRBM 16814

Desenvolvimento e Hospedagem

Laboratorio Biolab © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem