4 cuidados com o seu bebê ainda no ventre

Os cuidados com o bebê – ainda no ventre da mãe – envolvem, além daqueles relacionados à saúde, os que geram estímulos variados, proporcionando aos pequenos a sensação de segurança e tranquilidade. Por isso, ouvir músicas tranquilas, cantar, conversar e acariciar a barriga são ações que contribuem (e muito) para a criação de um vínculo mais próximo entre o bebê e a futura mamãe – desde essa fase da vida.

Diante disso, os especialistas são muito enfáticos em afirmar que os primeiros mil dias de vida de um bebê — período que corresponde desde a gestação até os dois anos de idade — são de extrema importância na vida de uma criança. Por isso, esse período merece total atenção para que a criança se desenvolva forte e saudável.

Sendo assim, vamos listar alguns cuidados e dicas que toda a mamãe deve ter durante a gestação. Acompanhe!

1. Buscar uma boa alimentação

A alimentação da gestante tem total influência em todas as áreas do desenvolvimento de um bebê. Uma alimentação equilibrada durante os nove meses de gestação, que contenha todos os nutrientes importantes, é fundamental para a criança se desenvolver forte e sem carências.

Por isso, é imprescindível que a mãe não se descuide. Comer de forma correta — com os alimentos certos e na quantidade recomendada — vai contribuir para que ela mantenha seu peso, que é importante para ambos, bem como nutra de forma adequada o bebê.

A alimentação da gestante deve conter vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos e, assim, garantir uma boa nutrição para ela e para o bebê. Em casos em que sejam percebidas carências ou deficiências, o obstetra responsável prescreverá a devida suplementação, seja de vitaminas ou minerais.

2. Manter a vacinação em dia

A imunização da grávida é um cuidado essencial no pré-natal — visto que ao se vacinar ela protegerá também o bebê. As vacinas que devem ser administradas durante a gestação são:

- hepatite B;
- influenza;
- tríplice bacteriana (que combate tétano, difteria e coqueluche).

A Biolab Clínica de Vacinação possui essas vacinas, consulte!

3. Praticar atividade física

Praticar alguma atividade física durante o período da gestação é muito importante. A maioria das gestantes apresenta dores lombares, principalmente, em consequência da mudança do centro de gravidade, que acaba agindo na coluna vertebral — causando uma série de mudanças posturais.

A prática de exercícios alivia as dores e esses desconfortos. Uma atividade física que é muito indicada pelos especialistas é a yoga para gestantes — que reduz tais dores por meio de exercícios suaves, sem impacto e que também age tranquilizando e controlando a ansiedade da gestante.

4. Estimular o bebê

Estímulos na barriga podem ser feitos pela gestante (diariamente) e são vistos como um dos cuidados com o bebê no ventre. Isso aproxima mãe e filho e acalma o bebê, desde essa fase da vida.

Conversar com o bebê e contar-lhe histórias deve se tornar um hábito, visto que ele já conhece a voz da mãe e isso lhe traz aconchego e segurança. É importante também que o pai participe desses momentos para que, desde então, o bebê também se familiarize com voz paterna.

Exercitar-se na água é algo extremamente confortável para a mãe, tendo em vista que ela não sente o peso do corpo e, por consequência, é também muito relaxante para o bebê.

Outra prática bem comum, de algumas mães, é aproximar o fone de ouvido da barriga para que o bebê escute música — elas afirmam que surte efeito. Mas é importante saber escolher melodias suaves e que transmitam tranquilidade.

De fato, os bebês têm consciência de muitas coisas que ocorrem a sua volta — mesmo estando dentro do ventre da mãe. Eles respondem a uma série de estímulos por meio de seus batimentos cardíacos, que podem ser percebidos através de monitoração. Sendo assim, vale investir e construir esse contato para que possam ser mantidos por toda a vida.

Fonte: https://namucursos.com.br/blog/qualidade-de-vida/voce-deve-praticar-estes-4-cuidados-com-o-bebe-ainda-no-ventre/


Facebook

Twitter

Exame Online

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades.

Responsáveis Técnicos:
Dr. Emerson Aparecido Sobrinho - CRBM 5163
Dr. Erika Michele Moral - CRBM 16814

Desenvolvimento e Hospedagem

Laboratorio Biolab © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem