Alerta: casos de alergia podem aumentar na Primavera

Com a chegada da primavera, o número de casos de alergia aos polens pode aumentar. O alerta é do alergista Clóvis Galvão, do Ambulatório da Alergia e Imunologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP.

A liberação de pólen pelas árvores ornamentais, comum nesta época do ano, aliada aos ácaros, que se intensificam na mudança de estação, podem causar sensibilização alérgica e aumentar os sintomas em quem já tem alergia.

As manifestações clínicas mais comuns são crises de asma e rinite alérgica, com impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. As crianças e adolescentes são os mais prejudicados, especialmente aqueles que já sofrem de alergia e não realizam tratamento adequado.

Conhecida como sazonal ou primaveril, a alergia ao pólen é mais frequente em regiões onde as estações do ano são bem definidas. No Brasil, a maior concentração de casos está nos estados da região sul e planalto central. Já os ácaros são responsáveis por 90% do quadro alérgico da população que vive em São Paulo. A saúde pode ser agravada com o clima seco e a poluição.

Os sintomas são coriza e congestão nasal, espirros contínuos e frequentes e falta de ar, além de irritação nos olhos. Ele pode ser confundido com resfriado de natureza viral. A diferença é que o resfriado apresenta queda do estado geral e febre, sintoma de infecção.
Nestes casos, a recomendação é procurar atendimento médico.

Para prevenção das alergias, o médico do HC recomenda limpar o ambiente, principalmente os quartos, com pano úmido. A remoção da sujidade com vassoura faz com que ácaros, pólen, pelo de animal fiquem suspensos no ar, fatores desencadeantes das crises.

O local também deve ser bem arejado. Já as roupas que ficaram guardadas por muito tempo no armário devem ser lavadas ou expostas ao sol.

As alergias são doenças geneticamente determinadas, alerta o especialista do HC. Dependendo do tipo de exposição que o indivíduo tem no seu meio ambiente, ele poderá ou não desenvolver o quadro clínico alérgico.

Assessoria de Imprensa – CCI
Instituto central do HC

Fonte: http://www.hc.fm.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=636:hc-alerta-casos-de-alergia-podem-aumentar-na-primavera&catid=78


Facebook

Twitter

Exame Online

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades.

Responsáveis Técnicos:
Dr. Emerson Aparecido Sobrinho - CRBM 5163
Dr. Erika Michele Moral - CRBM 16814

Desenvolvimento e Hospedagem

Laboratorio Biolab © 2018 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem