5 dicas para deixar sua casa mais segura para as crianças.

Quem tem bebês e crianças por perto já sabe como eles são curiosos e gostam de explorar tudo que encontram ao redor. Por isso, é muito importante saber como deixar a casa segura para crianças a fim de evitar acidentes domésticos que, infelizmente, são muito comuns.

Com esses pequenos, todo cuidado é pouco, não é mesmo? Então, não basta apenas vigiá-los o tempo todo — se é que isso é possível. O ideal é tentar minimizar os riscos, adotando medidas de prevenção em cada um dos ambientes da casa.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a deixar a casa muito mais segura para as crianças. Confira!

1. Quarto e sala

Nos quartos e na sala, é melhor ter móveis com quinas arredondadas, ainda mais se as crianças estiverem na fase de aprender a andar. A televisão deve ser instalada fora do alcance dos pequenos, de preferência presa à parede, com toda a fiação oculta e tomadas protegidas — o mesmo vale para outros aparelhos eletrônicos.

Cordões de cortinas e persianas podem causar enforcamento, de modo que o ideal é evitá-los ou garantir que fiquem escondidos. Quanto às janelas, telas de proteção são indispensáveis, principalmente para quem mora em apartamento.

2. Banheiro

No banheiro, os riscos de acidentes domésticos são ainda maiores, especialmente para crianças. Logo, é importante não deixar recipientes com água, devido ao perigo de afogamento. Produtos de limpeza, remédios e cosméticos devem ficar em armários trancados ou fora do alcance, assim como objetos como tesoura, barbeador e secador de cabelo, entre outros. Ademais, um piso antiderrapante também ajuda a evitar quedas.

3. Áreas externas

A área externa não pode ser negligenciada na hora de pensar em como deixar a casa segura para crianças. Nesse tipo de ambiente, você precisa tomar muito cuidado ao escolher as plantas do jardim, uma vez que algumas espécies muito comuns são tóxicas e causam envenenamento, como é o caso do comigo-ninguém-pode. Se houver piscina, é imprescindível que a área seja cercada e o portão seja mantido trancado.

4. Escada

Portões ou grades de proteção também são a solução para a escada. Desse jeito, evita-se que a criança acesse esse local e sofra uma queda. Para reforçar a segurança, a instalação de carpete nos degraus diminui o risco de escorregamento. Além disso, se o guarda-corpo tiver vãos livres muito espaçados, pode ser necessário colocar uma rede de proteção, similar à que se usa em janelas.

5. Cozinha

A cozinha é mais um ambiente que exige atenção redobrada. Facas, garfos, objetos de vidro e eletrodomésticos, entre outros utensílios, devem ficar na parte alta dos armários ou até mesmo trancados, e isso também se aplica aos produtos de limpeza. Ao utilizar o fogão, o ideal é dar preferência às bocas traseiras, deixar os cabos das panelas virados para dentro e desligar o gás assim que terminar.

Além de seguir todas essas dicas sobre como deixar a casa segura para crianças, lembre-se de que a supervisão constante é indispensável. Afinal, os pequenos são criativos e estão sempre inventando novas maneiras de explorar o ambiente. Portanto, adote as medidas de prevenção que listamos e mantenha as suas crianças saudáveis.

Gostou das nossas dicas? Antes de ir, deixe um comentário nos contando o que achou!

Fonte: https://vivamais.cemigsaude.org.br/como-deixar-a-casa-segura-para-criancas/


Facebook

Twitter

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades.

Responsáveis Técnicos:
Dr. Emerson Aparecido Sobrinho - CRBM 5163
Dr. Erika Michele Moral - CRBM 16814

Desenvolvimento e Hospedagem

Laboratorio Biolab © 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem